Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

SEU BANCO - BANCO DO BRASIL

24/07/2017

Bancários de Taubaté participam de Congresso do BB e CEF

No início de julho, os bancários Adriano Rodrigues do Banco do Brasil e Josmar Corrêa da CEF participaram da 28º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB) e 33º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), em São Paulo.  Os Congressos encerram uma fase muito importante da construção da Campanha Salarial, e tudo o que foi discutido no Conecef e no CNFBB servem de pauta para o 19ª Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada no dia 28 a 30 de julho.

As palestras acrescentaram informações que o bancário, na correria diária do trabalho, não têm acesso de maneira tão abundante. Assuntos pertinentes e explanações de forma didática foram a tônica das palestras e agradaram os funcionários presentes no Congresso do BB e CAIXA.”, destacou Adriano Rodrigues, diretor do Sindicato e funcionário do BB.

 

 

Banco do Brasil  

 

Os temas que dominaram os debates do 28º CNFBB foram a defesa dos bancos públicos, do emprego e direitos, a luta contra o desmonte da Instituição pelo governo Temer e combate a terceirização. Além da discussão de temas específicos como Cassi e Previ.

A pauta foi dividida em quatro grupos para debater as propostas de Sindicatos e Federações de todo o Brasil.  O Grupo 1 debateu o desmonte do BB, o Grupo 2, debateu a digitalização, o Grupo 3, debateu emprego, carreira e igualdade de oportunidades, e o Grupo 4 debateu a terceirização, pejotização e seus impactos no BB.

“O Congresso em si é extremamente válido para a categoria bancária lotada no Banco do Brasil. Esse tipo de evento permite debater com mais profundidade os problemas que afetam o cotidiano do bancário, sem filtros e com mais objetividade. Esse, em particular, teve a importância de debater o aumento da precarização do emprego, a profunda digitalização de nossa atividade e a proposta de pejotização que se esconde na reforma trabalhista, algo que afeta a classe bancária.”, ressalta Adriano.

 

CEF

Diretas já! Este foi o principal consenso do 33° Conecef. Entre dezenas de resoluções, os delegados aprovaram a organização da luta pela saída do presidente ilegítimo Michel Temer e pela convocação de eleições diretas. Com o lema “Resistência e Luta! Em defesa da Caixa e por Nenhum Direito a Menos!”. A mobilização é para que a Caixa permaneça 100% pública e para que se mantenha e se fortaleça como banco social, continuando a atuar como grande responsável por políticas públicas de transferência de renda e de habitação e moradia.

Durante o Conecef, foi deliberado a aprovação da campanha da Fenae "Contencioso: essa dívida é da Caixa", lançada no dia 7 de junho deste ano, que tem como primeiro objetivo chamar a atenção do empregado sobre os riscos que corre a Funcef, caso a Caixa não salde essa dívida. A situação da Fundação é cada vez mais grave: Contencioso, déficit, equacionamento, falta de transparência e de democracia ameaçam a sustentabilidade da Fundação.

 

Foto: Josmar Corrêa - CEF

•  Veja outras informações
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC