Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

SEU BANCO - BANCO DO BRASIL

04/08/2017

Previ: Contribuições 2C estão isentas da taxa de carregamento

As contribuições facultativas da Previ, exclusivas do participante 2C, mensais e esporádicas, agora estão isentas da taxa de carregamento. A medida começa a valer para os pagamentos realizados a partir de agosto de 2017 e, além de ser um pedido dos participantes, está alinhada ao objetivo estratégico de maximização do benefício do participante do Previ Futuro.

O aporte na 2C é um esforço único e exclusivo do associado, sem a contrapartida do patrocinador (Banco do Brasil), e a sua isenção possibilita incrementar o saldo de conta individual e, consequentemente, o valor do benefício de aposentadoria, o que aumenta a atratividade dessa contribuição extra.

A taxa de carregamento é destinada ao pagamento das despesas administrativas dos planos de benefícios, cujas sobras formam o Fundo Administrativo. Ações que desoneram o participante têm impacto positivo em seu benefício, porém negativo nesse Fundo. Em função disso, o Conselho Deliberativo da Previ solicitou estudo sobre o impacto dessa isenção.

Em 2016, os aportes na 2C representaram 0,78% do total das contribuições recebidas pelo Previ Futuro, o maior percentual já registrado para essa subparte no total geral de contribuições. Entretanto, dada a pequena representatividade, o estudo concluiu que a isenção da taxa de carregamento na 2C pode ser implementada sem grandes impactos na manutenção do Fundo Administrativo do plano de benefícios.

Para Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB e Conselho Deliberativo na Previ, a isenção da taxa de carregamento é um bom incentivo para que os funcionários aumentem ou comecem a fazer suas contribuições na parte 2C para melhorar os benefícios. “A implantação desta medida reforça o compromisso com os associados da Previ que querem mecanismos para aumentar a rentabilidade e o melhorar o benefício final de aposentadoria.
Continuaremos trabalhando para que possamos reduzir as taxas de carregamento de forma a melhorar para o associado e garantir a sustentabilidade do Plano Previ Futuro."

A contribuição pode ser feita pelo autoatendimento do site da Previ, opção Contribuições, onde também é possível consultar todas as contribuições e verificar valor e percentual de cada uma delas: a básica (1 e 2A), pessoal e patronal; a de evolução na carreira (2B), que também tem contrapartida do Banco; e a facultativa exclusiva do participante (2C), mensal ou esporádica.

Para efetuar a Contribuição 2C, basta acessar a opção Contribuições > Contribuições 2C. Para a contribuição mensal, é preciso definir o percentual (mínimo de 2% do Salário de Participação), autorizar e confirmar o débito em conta corrente. 

Em caso de contribuição esporádica, o usuário terá de definir a data e o valor para débito (mínimo de 20% do Salário de Participação), autorizar e confirmar para concluir a operação.

O participante pode simular o impacto que as contribuições facultativas terão em seu benefício futuro, através do Simulador de Renda, também disponível no Autoatendimento do site Previ, que oferece três opções de cálculo: pela contribuição atual, pela renda bruta desejada e pela contribuição desejada.

 

Fonte: Contraf-CUT

•  Veja outras informações
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC