Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

SEU BANCO - FINANCEIRAS

19/09/2014

Proposta global da Fenaban vem hoje (19)

Após semanas de negociações, a federação dos bancos (Fenaban) ficou de apresentar para o Comando Nacional dos Bancários proposta global para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Os trabalhadores já deixaram claro que a Campanha 2014 não se resolve sem aumento real, vales refeição, alimentação e PLR maiores, melhores condições de trabalho e respeito àsaúde, segurança e igualdade de oportunidades. A rodada está marcada para sexta-feira 19.

> Veja como foram todas as negociações

Também durante as reuniões, alguns pontos avançaram. Confira abaixo o que está pendente e o que já caminhou.

Aumento real " Os representantes dos bancários deixaram claro para os bancos que o aumento real é fundamental para a categoria. O ín­dice de reajuste reivindicado é de 12,5%.

> Dados mostram que bancos podem

PLR " Os bancários querem se apropriar de uma parcela maior do lucro das instituições financeiras e cobraram três salários mais R$ 6.247,26 de PLR, sem compensação dos programas próprios.

> Bancários querem parcela maior do lucro

14º salário " Quase 70% (69%) dos trabalhadores que responderam à consulta feita pelo Sindicato consideram essa nova conquista uma prioridade.

> Bancos mantêm bilionários do país

Saúde " Fim da pressão excessiva por metas, que mudam de uma hora para outra, e combate ao assédio moral.

Emprego " Garantia de emprego e fim da rotatividade. Além de esfacelar famíl­ias, demissões injustificadas geram sobrecarga de trabalho para quem fica.

> Bancos extinguem 3.204 empregos

Isonomia " O Comando cobrou respeito dos bancos à Convenção 100 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que estabelece salário igual para trabalho de igual valor.

Igualdade " Igualdade de oportunidades também é reivindicação e o Comando exige solução que altere o grave quadro de desigualdade confirmado pelos resultados II Censo da Diversidade.

> Bancos continuam discriminando mulheres

Segurança " A reivindicação dos bancários é estender para todo o Brasil os itens do projeto-piloto da região de Recife, comprovadamente eficientes. A Fenaban propôs colocar em prática mais dois projetos: um em região indicada pelo Comando e outro pelos bancos. Em caso de ampliação para todas as regiões, o Comando cobra que sejam testados também novos itens " além das portas de segurança, biombos e câmeras internas e externas ", como vidros blindados.

> Bancos sofrem 1.693 ataques no primeiro semestre

Férias " Parcelamento do adiantamento de férias em dez vezes iguais e sem juros.

VA e VR " O Comando informou aos bancos sobre a inflação maior para a alimentação fora de casa (em torno de 10,3%) e cobrou aumento para os vales alimentação e refeição.

Creche " Pagamento de R$ 724 mensais (salário mín­imo nacional).

Auxí­lio-educação " Não há consenso entre os bancos sobre critérios ou valores. O Comando cobrou que o debate seja feito, lembrando que todas as grandes instituições " exceto o Bradesco " já pagam e o custo é pequeno.

Vale-cultura " Extensão do pagamento do vale-cultura para todos.

Respostas positivas dos bancos

CPA 10 e 20 " Os bancos aceitaram custear os exames de CPA 10 e CPA 20, desde que sendo exigido pelas instituições financeiras e se o bancário for aprovado. O pagamento não será feito para todas as tentativas, caso o trabalhador não passe.

13º para afastados " O pagamento do adiantamento do 13º salário na complementação salarial dos trabalhadores afastados foi outra reivindicação aceita pela Fenaban.

Reabilitação " Será feita uma mudança de redação na cláusula 44 da CCT, que fala em reabilitação profissional e deverá tratar da questão no retorno ao trabalho. A Fenaban também aceitou fazer o debate dos moldes como é feita essa reabilitação, com detecção precoce do problema e realocação no trabalho se necessário. E discutirão com o movimento sindical, por banco, os programas colocados em prática quando do retorno do bancário ao trabalho " quem já tem o programa, deverá adaptá-lo à nova cláusula. Quem não tem, só poderá fazê-lo de acordo com essas mudanças e de acordo com os sindicatos.

Aceitaram, ainda, debater com o movimento sindical o acordo que será fechado com o INSS, antes de apresentá-lo ao órgão, a respeito da reabilitação nos termos da lei.

Cobrança por celular " Os bancos não podem usar o celular particular dos bancários para enviar mensagens, como a cobrança por resultados. A cláusula da CCT que prevê esse direito será aprimorada para deixar claro que é proibido qualquer tipo de comunicação e pressão, seja via torpedo, WhatsApp ou outra ferramenta tecnológica que venha a surgir.

Grávidas " Mulheres que forem demitidas e que engravidaram durante o aviso prévio proporcional, serão readmitidas. Os bancos se comprometeram a respeitar a garantia de emprego prevista, sem necessidade de a trabalhadora ter de acionar a Justiça.

Homoafetivos " A opção pela extensão de direitos como o plano de saúde aos casais homoafetivos será feita diretamente aos departamentos de RH ou Gestão de Pessoas e não no local de trabalho. O objetivo é evitar qualquer tipo de constrangimento a quem quiser fazer uso dessa conquista e preservar o trabalhador postulante. A Fenaban se comprometeu, ainda, a divulgar mais esse direito entre os bancários.

Tecnologia " A Fenaban se comprometeu a realizar, periodicamente, seminários para debater as novas tecnologias no trabalho bancário.

Fonte: Seeb SP

•  Veja outras informações
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC