Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

SEU BANCO - HSBC

19/08/2015

Caravana da FETEC/CUT-SP em Guarulhos reforça defesa do emprego

A caravana de mobilização da FETEC-CUT/SP movimentou o municíp­io de Guarulhos, na manhã desta quarta-feira 19, anunciando a Campanha Nacional dos Bancários 2015, cujo mote é "Exploração não tem perdão".

Com animação da Banda do Peru e do Palhaço Perna de Pau, os bancários percorreram as ruas centrais da cidade, ressaltando a luta em defesa do emprego, tema da primeira rodada de negociação, desta quarta-feira.

"Independentemente da crise internacional, os bancos seguem acumulando lucros cada vez maiores. E, mesmo assim, demitem funcionários, precarizando as condições de trabalho de quem permanece na empresa, bem como o atendimento à população", advertiu Jessé Costa, presidente do Sindicato dos Bancários de Guarulhos e Região.

Em 2014, Santander, Bradesco, Itaú e Banco do Brasil reduziram seus quadros em 8.390 postos de trabalho. Hoje, cada bancário é responsável por 669 clientes. Há um ano, eram 576 clientes por funcionário. "O único banco que aumentou o seu quadro de funcionários foi a Caixa Federal. No entanto, a prática não se repete em 2015. A consequência disso são clientes insatisfeitos e bancários adoecidos", afirma Jessé.

A compra do HSBC pelo Bradesco, anunciada no último dia 03, traz um novo sinal de alerta para a categoria bancária. Embora a direção do Bradesco e do HSBC tenham, em reunião com representantes dos trabalhadores, assumido o compromisso de manter empregos e direitos dos trabalhadores, a transação resultará em duplicação de setores de gestão e controle. Hoje, o HSBC contabiliza 21 mil trabalhadores e o Bradesco, 93 mil.

Preocupados com a situação, representantes dos funcionários do HSBC de todo o país promoveram, nesta terça 18, um ato em frente ao Banco de Central, em Brasíl­ia, reivindicando a manutenção dos empregos, bem como a regulamentação do Sistema Financeiro Brasileiro, de modo a atender à produção e não a especulação como ocorre nos dias de hoje.

"As questões da categoria bancária estão inseridas nas lutas da sociedade, afirmou Isane Pereira, diretor de formação da FETEC-CUT/SP. "Queremos também que a sociedade em geral entenda a importancia da reforma política, do fim do ­ financiamento privado para campanhas eleitorais, reforma tributária e democratização dos meios de comunicação", concluiu o dirigente.

Além da campanha nacional dos bancários e da realização da primeira negociação com a Fenaban, foi lembrado nos discursos, que nesta quinta-feira 20, ocorre o "Ato pela Democracia", na cidade de São Paulo, onde o movimento social vai reafirmar a defesa do estado democratico de direito e de todas as conquistas obtidas pela população nos últimos anos.

 Fonte: FETEC-CUT/SP

•  Veja outras informações
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC