Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

23/01/2018

O mundo olha para o Brasil

A ONG britânica Oxfam divulgou, na segunda-feira 22, estudo que demonstra, em números, o país que nos tornamos: o patrimônio dos bilionários brasileiros alcançou R$ 549 bilhões no ano passado, crescimento de 13% em relação a 2016. Por outro lado, os 50% mais pobres tiveram sua fatia na renda nacional reduzida de 2,7% para 2%. 

Enquanto “desapareceram” direitos e empregos, Brasil ganhou 12 novos bilionários

“O Sindicato sempre trabalhou para que os bancários e toda a classe trabalhadora tivessem mais direitos. Que a riqueza dos bancos, dos patrões, fosse distribuída de forma a reduzir a absurda desigualdade que assola nosso país”, afirma a presidenta Ivone Silva. “Mas após o golpe, só perdemos: empregos, salários, direitos. Tudo está sendo reduzido, retirado em benefício de poucos”, critica.

“Foi um golpe contra os trabalhadores e agora está claro”, ressalta a dirigente. Após a eleição em 2014, do pior Congresso Nacional de todos os tempos, a CUT, o Sindicato e outras entidades representativas dos trabalhadores já apontavam para os dias difíceis que seriam vividos por quem realmente constrói a riqueza do país. Não por acaso, foram esses deputados e senadores – majoritariamente representantes do empresariado, do agronegócio, dos banqueiros – que aprovaram a deposição da presidenta eleita por mais de 54 milhões sem qualquer crime, conforme comprovado depois.

“Apesar das dificuldades, antes do golpe ainda se jogava o jogo da democracia. Avanços contra direitos podiam ser derrubados com o respeito e a força dos protestos dos trabalhadores”, lembra a presidenta do Sindicato.

Quando Michel Temer assume, começa a cair por terra aquela que estava para ser a quinta maior economia do mundo. Vice de Dilma Rousseff, teria obrigação de manter o projeto eleito nas urnas e o Brasil na linha do desenvolvimento, do crescimento econômico com inclusão social, do fortalecimento do Estado para todos. “Fez exatamente o contrário, está destruindo o país e até hoje pagamos a conta do golpe”, critica Ivone, mencionando a liberação da terceirização e a reforma trabalhista.

“Já foram mais de R$ 150 milhões gastos para acabar com o direito à aposentadoria. Estamos resistindo, mas até quando aguentaremos?”

Só a democracia salva – Em outubro, o país voltará às urnas. “Essa será talvez a única chance de recuperar a democracia e ver o Brasil voltar a crescer”, avalia a dirigente. “Se esse projeto que está fazendo do nosso país terra arrasada permanecer no poder, serão mais quatro anos de desmontes, retirada de direitos e enfraquecimento da classe trabalhadora. Não podemos permitir que isso aconteça.”

Assim, o Sindicato reforça sua posição na luta para que o destino do país seja decidido de acordo com os preceitos democráticos, no voto. “Temos nove meses pela frente. É o tempo de uma gestação. Acho que devemos pensar nosso voto com o amor e carinho que dedicamos a um filho, para termos saúde, boa educação, segurança, liberdade, alegria. Pesquise, informe-se por meios confiáveis, participe. Só assim conseguiremos trazer de volta o Brasil para todos os brasileiros.”

 

Fonte: SEEB SP 

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC