Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

14/01/2019

Em meio à crise, venda de estatais deixará governo de mão atadas, diz economista

Para Guilherme Mello, professor do Instituto de Economia da Universidade de Campinas (Unicamp), a ideia do governo Bolsonaro de vender 100 estatais não é positiva. Além de perder políticas públicas, segundo ele, o poder Executivo ficará de mãos atadas para enfrentar a crise atual. Ouça a entrevista na Rede Brasil Atual.

O economista usa os bancos públicos como exemplo, responsáveis por financiar parte significativa do setor habitacional, a agricultura e programas sociais. "Aqui, no Brasil, os bancos privados atuam de forma cartelizada. Quem consegue romper essa bolha? São os bancos públicos. Além disso, em tempos de crise, você precisa dessas empresas públicas, o governo fica de mãos atadas sem elas", afirmou, em entrevista ao jornalista Glauco Faria, na Rádio Brasil Atual.

> Leia sobre bancos públicos na edição 6.176 da Folha Bancária
Novos presidentes de bancos públicos têm cabeça de banqueiros privados
Privatista é empossado na Caixa
Rubem Novaes toma posse no comando do Banco do Brasil 

Guilherme Mello diz que há um mito de que os serviços públicos são essencialmente ruins, mas a população reconhece a importância das estatais, como a Petrobras. Uma pesquisa Datafolha, publicada no último dia 5, mostra que 60% dos entrevistados são contra as privatizações.

"Tem algumas empresas que o governo consegue vender e fazer dinheiro, mas  perde a possibilidade de fazer política e criar tecnologias. Ao vender a empresa, o governo também perde a capacidade de receber dividendos, ou seja, é uma ideia questionável", explica o economista.

Apesar de estar há apenas dez dias no governo, Jair Bolsonaro e sua equipe "estão perdidos", avalia Mello. "O sentido geral foi anunciado pelo Paulo Guedes, que visava a desconstrução do Estado e o corte de direitos. Porém, como isso será feito é algo confuso. A reforma da Previdência, por exemplo, não se sabe como será feita porque o ministro de Economia quer uma coisa, mas o presidente fala sobre outra", acrescenta.

> Previdência: capitalização irá empobrecer população

 

Fonte: Rede Brasil Atual

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC