Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

22/11/2019

Último dia para votar em Rita Serrano para o CA da Caixa

Os empregados da Caixa Econômica Federal têm somente mais um dia para votarem na sua verdadeira representante no Conselho de Administração do banco, a Maria Rita Serrano, nº 0149. O prazo para a votação se encerra às 19h desta sexta-feira (22). Caso nenhum candidato tenha mais da metade dos votos, haverá um segundo turno entre os dias 2 e 6 de dezembro.

“Nosso objetivo é eleger a Rita já no primeiro turno. Por isso, orientamos todos os empregados que ainda não o fizeram, votarem logo nas primeiras horas do dia. Assim não correm o risco de deixar de contribuir para a eleição da Rita”, alertou o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), Dionísio Reis.

Todos os empregados da ativa podem votar, mesmo que estejam em férias ou de licença. E é muito fácil e rápido votar. Basta acessar a intranet da Caixa; digitar eleicaoca.caixa; inserir a matrícula funcional e senha; clicar em “votar”; digitar 0149; e, quando aparecer a foto da Rita, confirmar o voto.

Porquê votar na Rita

Rita é a atual representante dos empregados no CA da Caixa. Um grande marco de sua gestão foi conseguir impedir, por duas vezes, a abertura de capital da Caixa, o que levaria o banco a se tornar uma sociedade anônima (S/A) e, assim perdesse seu caráter de banco 100% público.

Como coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, Rita liderou a atuação contra a aprovação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 555. A segunda vez que se impediu a abertura de capital da Caixa foi quando houve a tentativa de mudança estatutária da Caixa, em 2017. Rita conseguiu articular uma grande frente nacional contra a alteração no estatuto do banco, que derrotou a proposta.

“É fundamental mantermos no CA uma representante que realmente defenda a Caixa e sua manutenção como banco 100% público. Bancos que têm capital aberto acabam tendo sua atuação social limitada, por causa do interesse dos acionistas. E, também por causa dos acionistas, passa a existir o risco de redução ainda maior do quadro de pessoal e das remunerações dos empregados. Tudo passa a girar em função da redução de custos para aumentar os lucros e, com isso, os valores distribuídos como dividendos aos acionistas”, explicou a diretora de Cultura e representante da Contraf-CUT nas negociações com o banco, Fabiana Proscholdt.

CA Caixa

O Conselho de Administração é a principal instância decisória do banco. Possui oito membros: o presidente do banco, seis conselheiros indicados pelo Ministério da Economia e um eleito pelos empregados.

Conquista histórica dos trabalhadores, como resultado da luta das entidades sindicais e associativas, a eleição de representante dos empregados na Caixa tornou-se realidade a partir de 2013.

O papel do conselheiro eleito é representar os anseios dos trabalhadores, defender a integridade do banco e fiscalizar as ações da gestão.

Fonte: Contraf-CUT

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC