Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

24/02/2022

INSTITUTO DE PESCA ENTRA EM CONTATO COM OS PESCADORES

        Ser pescador tem sido mais difícil do que o exercício de qualquer outra profissão. Ao longo de décadas, os pescadores vêm buscando se organizar para fazer valer os seus direitos, com o apoio de seus representantes e da ONG Maramar, que criou um movimento chamado” Rede Pesca é Uma Só”, composto de todas as Colônias de Pescadores do litoral de São Paulo.

         No último dia 19/01, em reunião realizada em São Paulo, na Secretaria da Agricultura, com a presença de Jerry Moraes da Colônia Z10, Felipe Caranha de Ilha Bella, Eliana Gomes da Colônia de Pescadores de Peruíbe e Fabricio Gandini da ONG Maramar que assessora os trabalhos, foi apresentada uma proposta inovadora e revolucionária, tecnicamente discutida  desde 2020 quando foi protocolada na Secretaria da Casa Civil do Governo paulista através da CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Casa de Agricultura do Estado de São Paulo.  

.         O Secretário Itamar Borges atendeu os pescadores que saíram com a deliberação da criação de uma Comissão para discutir o Código de Pesca e também com a missão de finalizar a proposta para contemplar os pescadores artesanais que visa regulamentar a pesca em todo o Estado de São Paulo.
           Os trabalhos avançaram graças ao empenho e dedicação dos membros da Comissão, que na última reunião se surpreenderam com a postura dos representantes do Instituto de Pesca que só colocaram dificuldades para que as coisas não aconteçam. Boicotaram a posição do próprio Secretário Itamar Borges, que demonstrou vontade política em favor dos pescadores, pois entendeu ser esta a alternativa para a solução de um conflito, diante de tantas regras, decretos, portarias e legislações proibitivas e punitivas contra os pescadores. A Polícia Ambiental trata esses trabalhadores como bandidos diante de tantas opressões e injustiças do estado, que tem como justificativa precisar atender as metas, tratados e acordos ambientais.  

             Pescadores devem estar atentos e dar apoio a esta Comissão que está trabalhando firme na defesa da categoria da pesca artesanal. Somente com mobilização e pressão popular teremos as conquistas dos direitos de trabalhar em paz frente às radicais restrições ambientais do Governo Dória e de mais de três décadas de governo do PSDB em São Paulo, que tentam a todo o custo fechar os mares para atender os interesses internacionais.

 

Gerson Florindo de Souza

Diretor do Sindicato dos Bancários de Taubaté e Região, Membro da Sub Sede da CUT Vale do Paraíba e Litoral Norte e atuando no Movimento da Pesca de Ubatuba.

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC