SEU BANCO - FINANCEIRAS30/10/2011 Bancários querem isenção de imposto de renda na PLR
Uma parte do valor que os bancários recebem nos próximos dias, a título de Participação nos Lucros e Resultados, irá para o leão do imposto de renda. Por outro lado, os bancos, que tanto lucram, ganham o direito de deduzir os valores da PLR, da base de cálculo do IR.
Esse é apenas mais um dos vários exemplos de injustiça perpetuados pelo sistema tributário brasileiro e que os bancários, ao lado de metalúrgicos e quàmicos de todo o Brasil, querem alterar. Um dos primeiros passos é a campanha que tem início na última quinta (27).
O objetivo é acabar com a incidência do IR sobre a PLR dos trabalhadores. Para participar basta imprimir o abaixo assinado e após ser preenchido entregá-lo a um dirigente sindical. Acesse pelo link: http://migre.me/61Pyn. Um abaixo-assinado será encaminhado ao Congresso Nacional e ao Governo Federal pressionando pelo fim do tributo. A reivindicação também será apresentada ao Ministério da Fazenda. Injustiça " Os bancos, que têm lucros astronômicos, pagam menos impostos que a classe trabalhadora brasileira. A constatação faz parte de relatório do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais (Sindifisco), lançado em agosto deste ano. O estudo mostra que em 2009, enquanto os trabalhadores contribuàram com 10,68% da carga tributária, as instituições financeiras arcaram com apenas 3,02% da arrecadação do país. De acordo com o relatório, o sistema tributário brasileiro "tem sido um instrumento a favor da concentração de renda", que agrava o ônus fiscal dos mais pobres e alivia o das classes mais ricas. Ainda segundo o Sindifisco, entre agosto de 2010 e setembro deste ano, as pessoas físicas pagaram um total de R$ 89,9 bilhões, entre IR e valores retidos na fonte como rendimentos do trabalho. Já os bancos contribuàram com apenas R$ 37,2 bilhões, somados os pagamentos da Contribuição Social sobre o Lucro Làquido, do PIS/Pasep, Cofins e Imposto de Renda.
Postado pela Assessoria de Imprensa- 31/10/2011 Fonte: Sindicato dos Bancários de SP
|